quinta-feira, 26 de novembro de 2009

REUNIÃO COM USUÁRIOS DE ÔNIBUS

RESULTADO DA REUNIÃO DA COMUNITÁRIA COM USUÁRIOS DE ÔNIBUS REALIZADA NO DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2009

REIVINDICAÇÕES DOS USUÁRIOS

1. Reposição das duas paradas de ônibus que foram retiradas da via EPIA, nas adjacências das quadras 101 e 109.
2. Criação de recuo na pista para a localização das paradas de ônibus.
3. Criação do Plano Diretor de Transporte do Distrito Federal.
4. Aumento da quantidade de ônibus em circulação aos sábados e domingos.
5. Aumento da quantidade de ônibus em circulação após as 22h.
6. Aumento da quantidade dos ônibus em circulação também após meia-noite.
7. Aumento da frequência de “zebrinhas” para que sirvam a população a cada 15 minutos.
8. Atualização da grade horária dos ônibus, com aumento da oferta de carros (a grade em vigor é a mesma há mais de 20 anos).
9. Cumprimento da grade horária dos ônibus (atualmente, ela não confere com a que é publicada).
10. Implementação de efetiva limpeza, asseio e conservação dos ônibus (eles trafegam sujos e com inúmeras baratas).
11. Regulamentação da Lei do Passe Livre.
12. Revitalização da TCB.
13. Aumento da oferta de lugares para os aposentados.



DECISÕES

1. Criação do Grupo de Trabalho de Transporte da Prefeitura Comunitária em Defesa do Cruzeiro Novo – GT de Transporte Coletivo.
2. Continuar as reuniões com os usuários de ônibus a fim de o movimento ir crescendo.
3. Convocar a imprensa para dar divulgação ao Movimento.
4. Marcar audiência com a Drª Naildes – Procuradora dos Direitos do Cidadão – do Ministério Público do Distrito Federal.
5. Marcar audiência com o Secretário de Transportes do Governo do Distrito Federal, Deputado Federal Alberto Fraga.
6. Marcar audiência com o Senhor Wagner Canhedo – Presidente da VIPLAN.
7. Solicitar Audiência Pública à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal a ser realizada em março, no Cruzeiro Novo.
8. Escrever documento a ser enviado ao Secretário de Transportes com as reivindicações dos usuários de ônibus do Cruzeiro Novo.
9. Ir ao DF-TRANS pedir explicações sobre a retirada das paradas de ônibus da Via EPIA.
10. Exigir que o GDF discuta o projeto Brasília Integrada com a população.
11. O GT de Transporte Coletivo controlará a grade horária dos ônibus que servem ao Cruzeiro Novo.
12. Instalar uma tenda onde estava a parada de ônibus da quadra 109, com faixas contendo dizeres como Aqui havia uma parada de ônibus – queremo-la de volta! , e chamar a imprensa ao local, a fim de repercurtir a reivindicação.
13. Colar cartazes nas paradas de ônibus do Cruzeiro Novo, chamando a população para uma reunião sobre a necessidade de melhorar a qualidade do transporte coletivo.
14. Elaborar um Manifesto e distribuí-lo à população e à imprensa.
15. Criar um boletim quinzenal que informe a população sobre o movimento.
16. Fotografar e filmar as sujeiras e baratas existentes no interior dos ônibus para divulgar publicamente.
17. Informar-se da hipótese de existir uma metragem básica que regule a distância necessária entre uma parada de ônibus e outra.
18. Realizar a primeira reunião (ampliada) do GT de Transporte Coletivo no dia 1º de dezembro, terça-feira, às 20 horas, na Escola Classe 06, na quadra 805.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa!

    O Cruzeiro está precisando de pessoas jovens e determinadas como você.
    É necessário a união dos moradores do Cruzeiro para conseguir melhorar muita coisa aí.
    Essa união deveria partir dos síndicos. Mas, estes, geralmente são pessoas mais velhas que estão cansadas e preferem deixar tudo como está. Por isso, o Cruzeiro vai se tornando uma cidade suja, insegura, barulhenta.
    Já fiz muito contato com deputados distrital que atendiam minhas reclamações. Mas, só um morador é muito pouco. Se vocês se unirem, serão mais significativos e alcançarão o que pretendem.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o blog através da comunidade do Orkut Cruzeiro - DF. Vou publicar aqui outro post que deixei lá:

    O Administrador do Cruzeiro é morador do Sudoeste.
    Agora, compare as duas cidades. O Sudoeste é todo urbanizado, calmo e limpo. O lugar ideal para se morar. Só que o Cruzeiro é o inverso disso. Barulho, sujeira e moradores de rua. Ou seja, um lugar detestável.

    O Administrador do Cruzeiro gosta de fazer festas com um barulho ensurdecedor. Onde ele programa essas festas? No Cruzeiro, claro. Só que se você visitar alguma dessas festas, verá que os moradores do Cruzeiro não as frequentam. Trazem ônibus de outras cidades para as festas que "seriam para o Cruzeiro". Vejo nisso um uso do dinheiro público em algo particular. Quando eu morava no Cruzeiro, observava isso. Muitos ônibus pararem trazendo o pessoal para as festas.

    Já observaram que há uma linha de sujeira dividindo o Cruzeiro do Sudoeste Econômico? Claro que um povo se deve à educação dos moradores do Cruzeiro que ajudam a emporcalhar a cidade. Mas, é nítida a diferença entre as duas cidades. O GDF contrata uma empresa para a limpeza das ruas. Mas, o que esses contratados só fazem é de desfilar com os carrinhos de rua pela cidade batendo papo. Vão de quadra em quadra buscando o lixo dos condomínios. Mas, poderiam varrer a sujeira das ruas ou jardins. Mas, não fazem isso não. Vai ver, isso dá trabalho. E eles não querem trabalhar de verdade. Pô, se o GDF contrata um serviço, ele não deveria ser bem-feito?

    Sempre tive pena dos moradores de rua que tinham como lugar de descanso a feira e alguns supermercados do Cruzeiro. São pessoas que vem tentar a sorte em Brasília, mas não tem um lugar de imediato para ser acolhido. Quando conseguem, vai para esse lugar. Mas, alguns, se entregam a bebida ou drogas e não saem dali mais. A presença destes, já gera uma insegurança, pois fica fácil acontecer alguns roubos. E isso, vem acontecendo.

    A população deveria estar interessada em transformar o Cruzeiro em um lugar habitável. Mas, geralmente, os síndicos (pessoas que possuem alguma autoridade dentro dos condomínios) são pessoas mais velhas que não tem fôlego para correr atrás de seus direitos ou são acomodadas mesmo. E acaba não sendo feito nada. Algumas pessoas têm um apartamento ali só para alugar e não está preocupada com as condições dos moradores.

    Quando eu morava aí, busquei contato com deputados distrital que me atenderam com muita presteza. Com muita facilidade, ouviram meus argumentos e fizeram alguma ação. Percebi que há apoio transformar o Cruzeiro em algo mais próximo do Sudoeste. Mas, se não contar com o apoio dos outros condomínios não adiantará nenhum esforço. O que falta é união de todos os condomínios para resolver todos os problemas do Cruzeiro. Mas, vejo que o interesse dessa população é de se distanciar mais de um modelo de cidade como é o Sudoeste.

    ResponderExcluir
  4. Feira do Cruzeiro
    Mais um gasto mal feito com o dinheiro público foi essa reforma da Feira do Cruzeiro.

    Deixaram a feira aberta pelas laterais, o que gera um barulho horrível lá dentro e molha os stands quando chove. Os comerciantes de lá ficaram insatisfeitos. Mas, ficam na esperança que irão fazer alguma coisa e terminar a obra.

    Será que vão mesmo?

    ResponderExcluir