segunda-feira, 29 de junho de 2009

ARUC PEDE PASSAGEM

Registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal em fevereiro deste ano, a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC) é o maior símbolo da identidade cultural cruzeirense. No entanto, a instituição atravessa um grave problema nos últimos anos.

O Ministério Público entrou com uma ação em 2003, para que o GDF regularizasse a área onde funciona a ARUC, na Área Especial nº 08, no Cruzeiro Velho. Desde então, luta-se para não perder a sede. Entre 1981 e 2003, a área foi ocupada mediante um Termo de Cessão de Uso. Com a não-renovação da Concessão de Uso, por parte do GDF, alguma medida para a efetiva regularização tornou-se necessária.

A proposta mais recente é a de transformar a área em Vila Olímpica, o que permitiria à ARUC administrar o local e continuar com suas atividades. A licitação chegou a ser realizada, mas, diante do valor, o GDF recuou e uma nova licitação com valores mais modestos aguarda definição. Enquanto isso, a ARUC permanece impedida de arrecadar e acumula dívidas relativas à manutenção de sua sede.

A discussão da regularização da RA XI, junto à comunidade, é a oportunidade de resolver também esta questão. Uma história de 48 anos não pode ser perdida assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário