segunda-feira, 29 de junho de 2009

HISTÓRICO DO CRUZEIRO

Foi entre 1958/59 que tivemos a construção de pequenos blocos de casas geminadas numa área encravada no Plano Piloto de Brasília. Era o Setor de Residências Econômicas Sul (SRES), projetado pela equipe de Lúcio Costa, e destinado a funcionários públicos, a maioria vinda do Rio de Janeiro.
A grande quantidade de aves típicas do cerrado ,sobrevoando as casas, logo rebatizou o setor: “Bairro do Gavião”. O nome definitivo – Cruzeiro – só viria depois, quando resolveu-se associar o nome da praça onde foi celebrada a primeira missa de Brasília.
A expansão do núcleo urbano veio a partir de 1967 com a construção de um conjunto de edifícios ao sul do Cruzeiro, aproveitando-se outro projeto de Lúcio Costa. Era o Setor de Habitações Coletivas Econômicas Sul (SHCES), caracterizado pela 4ª maior densidade demográfica do País, com 6,2 mil hab/km², segundo dados do IBGE, em 1996.
Em 1987, o Cruzeiro viu o então governador José Aparecido assinar os decretos para criação da administração regional, definição da área de circunscrição e a data oficial de fundação. Desde então, o Cruzeiro tem como data do seu aniversário o dia 30/11/1959.
Ao completar 50 anos em 2009, o Cruzeiro se mobiliza, em respeito à sua história, em defesa da qualidade de vida de seus moradores.

Um comentário: